Skate e a transformação Sócio Cultural | É só fazer um skatepark!

O Skate transformando os espaços: Carandirú, Roosevelt, Matão… Em Skateparks!

Skate e a transformação Sócio Cultural! Que o skate pode mudar o destino de muitas pessoas e que uma pista trás grandes benefícios para a comunidade todos nós já sabemos. Agora o que não entendemos é o porque do descuido e falta de atenção do governo em relação ao skate.

Exemplos não faltam de lugares mau projetados, de super faturamento, de pistas mau iluminadas e descuido total com manutenção. São raros os lugares em que a história seja diferente.

Um país como o Brasil em que o skate já é o segundo esporte mais praticado e que possui os melhores atletas, deveria prestar mais atenção nessa grande ferramenta de transformação sócio-cultural que é o skate. A facilidade desse esporte em atingir o jovem poderia ser melhor aproveitada e foco de grandes investimentos, não só com dinheiro mas com conscientização.

Praça Roosevelt

A comprovação dessa fórmula é a história da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. No início foi muito usada pelos skatistas, mesmo sem a estrutura adequada. Com sua primeira reforma, excluiu totalmente seu principal público e as consequências foram desastrosas. O lugar tornou-se foco de disputa entre a população, skatistas e governo.

Os skatistas querendo reaver seu espaço, a população carente de lazer e o governo “em cima do muro”. Depois de tantos fatos desagradáveis, veio a construção da pista e a delimitação de espaços e um novo horizonte se abriu, tornando a praça um lugar de integração e transformação social.

Mas para chegar aqui a galera deve que se unir e reivindicar. Vejam esta matéria que o Badeco fez em 2012, quando estavam querendo acabar com o espaço do skate.

Parque da Juventude!

Um presídio demolido, transformado em parque (Parque da Juventude), com uma das melhores pistas públicas de São Paulo é a comprovação do poder do skate como transformador e re integrador social. Isso porque antes os jovens e moradores da região conviviam com um lugar foco de dor e criminalidade, prostituição, tráfico e aliciamento de crianças, e hoje possuem um parque, considerado um dos melhores lugares para se andar de skate, fazendo com o jovem ocupe seu tempo, crie laços afetivos, desenvolva suas habilidades, aumente sua auto estima e aprenda a conviver em sociedade.

Skate e a transformação Sócio Cultura! Assista a matéria do “Hoje o Grito é meu; com o Lucas Feijão!

Prender, coagir, proibir são maneiras ultrapassadas de se lidar com as questões delicadas que envolvem os jovens. O skate pode não ser a única solução para os problemas, mas é uma das que mais se comunica com os jovens e melhora rapidamente espaços urbanos mau aproveitados.

Matéria de 15/07/2015

Veja mais do “O Grito é Meu” aqui no Grito!

CBSk

Share
Deixe sua opinião!

Recent Posts

NegoVila Madalena assassinado! Beco do Batman e o skate em Luto!

Wellington Copido Bennati, o NegoVila Madalena, skatista e das artes, é assassinado por um policial… Read More

2 dias ago

Let’s Go! Skate Radio! 2 anos! Com Fabio Bolota e Geninho Amaral

Há exatos 2 anos, no dia 09 de novembro, estreou o programa Let’s Go! SkateRadio… Read More

6 dias ago

Skate na Cracolândia | No Canal do Lucas Xaparral com Marcio Tarobinha!

O Homo Sapiens Lucas Xaparral mostra o projeto social do Marcio Tarobinha! O Skate na… Read More

6 dias ago

MANIFESTO PELO SKATE NO IBIRAPUERA do Grito e DC Brancoala | #160HY4

A verdadeira passeata por um espaço para andar de skate no Ibirapuera! Mas o tempo… Read More

1 semana ago

Alex Poisé! SUMEMO! É do Skate da Saúde, Bowl de SBC, Centro da Cidade |#10

Alex Poisé! Começou no skate e foi parar no mundo Fashion! SUMEMO! Mas É do… Read More

1 semana ago

Turco Loco Não se elegeu! Mas a Webinar sobre skate foi 10!

Ricardo Pinguim, Flavio Samelo, Sidney Arakaki, Felipe Vidal, Roberto Maçaneiro, Leandro Miranda, Rogério Mancha, Karen… Read More

1 semana ago

This website uses cookies.

Read More