Categorias
SKT BR NEWS

Caverna House Cultura Skate!

E o skate mostra suas caras novamente!

Para nós que estamos imersos no mundo do skate é fácil entender tudo o que esse santo carrinho pode fazer. No entanto para aqueles que não respiram dessa mesma atmosfera, muitas vezes, o skate não é visto nem como esporte. Apesar de ainda existir muito preconceito com nossa paixão, a cada dia o skateboard vem ganhando respeito e fama.
Graças ao Anselmo Arruda, fundador da Caverna House, mais uma parcela da sociedade tem o privilégio de usufruir e entender todas as bondades do skate.
Para quem não sabe, a Caverna House é um point de skate caiçara localizado na cidade de Itanhaém, que oferece oficinas e aulas gratuitas de skate, graffiti, música, capoeira…
O local surgiu como reviravolta de Anselmo em superar toda sua solidão e dor devido a perda de seus pais. O rapaz reformulou a antiga casa de veraneio da família e com os escombros e móveis começou a construir quarters, bowls e o palquinho que formam a pista da Caverna House.
A criançada do bairro espalhou a notícia, e hoje, o local já foi visitado por skatistas, grafiteiros, músicos e curiosos do mundo inteiro.
A Caverna House não é uma ONG, mas um coletivo sustentado pelos moradores da região e voluntários que ajudam na organização, limpeza, cuidado e idéias para o local. O espaço funciona como forma de ação e inclusão social, fomentando a cultura e ensinando os indivíduos sobre suas reais capacidades e valores como ser humano.
A maior preocupação de Anselmo é que o local vire um patrimônio e que resista por muitos anos, em entrevista para o G1 afirma – “Meu objetivo é que a casa se mantenha como um patrimônio. Que não ocorra uma perda como foi na pista do Chorão. O cara construiu uma pista, fez uma cena, criou uma cultura e acabou. Gostaria que daqui a 50 anos outras pessoas estivessem com a mesma ideia”.

Por Badeco Dardenne

Nos anos 70 era surfista e andava de skate quando não tinha onda, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá. Andou em Campo Grande, mas no Barramares e no Rio Sul ficava babando. Com a Mustabí Creize, a primeira loja 100% skate, produziu o Circuito DHS Bebe Diabo, para iniciantes e amadores, em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque. Com o Mustabí Team patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim e o Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Foi o produtor e apresentador do Primeiro programa do Skate na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE (União de Skatistas e Empresários). É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Hide picture