Skate Nordestino | A Estrela da Vez | A saga | Convoca

O Skate Nordestino é o que mais cresce, vejam vídeos old school e participem da Liga Nordestina!

Tenho notado uma crescente onda de marcas direcionando seus esforço para garantir presença no mercado nordestino de skate. Sejam fazendo demos/apresentações de equipes com atletas da nova geração, assim como a máfia old school, que tem marcado presença. Tudo indica que o nordeste venha ser a “Estrela da Vez”. Mas porque tratar deste assunto agora?

Primeiro, a formação da Liga Nordestina de Skate, que visa juntar forças para ter maior representatividade no cenário Nacional. Seja na CBSk, que vem analisando a possibilidade jurídica da afiliação de uma Liga, assim como no mercado em geral, já que o Nordeste é muito grande e as principais cidades são muito dispersas umas das outras, o que dificulta a integração.

Se você quiser participar da convocação CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL DE FUNDAÇÃO DA LIGA NORDESTINA DE SKATEBOARD, veja matéria completa aqui no Grito! Mas corre que é amanhã(25/05/2019).

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL DE FUNDAÇÃO DA LIGA NORDESTINA DE SKATEBOARDCapítulo IV “Das Formações de Liga” – Regimento da Assembleia de Fundação

Estamos na torcida por um resultado positivo da criação da Liga, pois já esta mais do que na hora de o Skate Nordestino ter uma voz possante para poder Gritar suas reivindicações. Força a Todos que participam desta iniciativa: Armando “Badá” – Sergipe, Carla Mata – Piauí, Guido Colares – Ceará, Carlos Augusto Mendes – Maranhão, Guido Colares – Ceará, Ilzeli Confessor – Rio Grande do Norte, Claudionor Souza – Paraíba, Antônio Cesar – Pernambuco, Jorge Lins – Alagoas, Jorge Medeiros – Bahia e o escolhido para a Presidência Adelmo Junior!

Falar do Skate Nordestino e não mostrar a sua saga, não dá! Selecionei algumas imagens que podem nos ajudar a mostrar de onde começou!

FICO PEPSI SKATE Show festival skate vertical, pista de Piatã, Salvador Bahia Brasil 1988

Campeonato Fico Pepsi skate show, modalidade half pipe skate vertical em 1988 na extinta pista de Piatã em Salvador na Bahia, Brasil. Legendários do skate brasileiros estavam presentes e fizeram uma belíssima sessão de manobras e habilidades que entrou para vá história neste campeonato: SÉRGIO NEGÃO, TIO LIBA, EDSINHO, DANIEL BOURQUI, PEPEU, e muitos outros que fortaleceram e contribuíram para o crescimento do skateboarding no Brasil e no mundo até os dias de hoje.

DOCUMENTÁRIO: BOWL BANKS DA VOLTA DA JUREMA

O Bowl Banks da Volta da Jurema em Fortaleza/CE, foi o primeiro equipamento desse estilo construído no Nordeste para prática do Skateboard. Alexandre dos Santos, o Gato, skatista da primeira geração do Skate cearense, lenda viva em atividade até os dias de hoje aos 50 anos…, protagonista e testemunha ocular dos acontecimentos é quem conta nesse documentário, sobre o início, as competições, dificuldades, os skatistas de destaque e o prazer de ainda estar em atividade após mais de 30 anos.
O documentário aborda ainda a conquista que Alexandre Gato obteve em ser o primeiro skatista nordestino a ter uma entrevista publicada em uma revista de circulação nacional (Overall Skate Magazine), devido ao seu excelente nível de Skate nos anos 1980, que por tabela mostrou para todo o país a qualidade do então desconhecido Skate da região Nordeste.
O documentário Bowl Banks da Volta da Jurema, é um documentário amador feito por Paulo “playboy” Costa, proprietário do site veteranskater.com.br e não tem fins lucrativos nem pretensões estéticas ou técnicas, apenas o intuito de mostrar e deixar registrado uma parte da rica história do Skateboard nordestino.

“Banks” – Documentário sobre a Praça do Skate de Maceió

Sob a direção do jornalista, Glécio Rodrigues, o filme, “Banks” é um documentário que aborda os diversos discursos históricos, contrapondo opiniões e analisando a importância do Banks da Praça do Skate para a cidade e para os skatistas.

Filme no formato Super 8 em 1982 na Pista-Podre da Lagoa em João Pessoa – PB

Ney Brito

ROCK SUOR SKATE PARTE 1

ROCK SUOR SKATE PARTE 2

Por favor quem tiver imagens do skate Old School favor enviar o link para badeco@gritodarua.com.br

Mas, um dos maiores motivos mesmo, deste posts, foi o falecimento do Luizinho Torres do Piauí!

Luizinho faz parte do clã dos irmãos Torres que chegaram no Piauí em 86, Luís, Francisco, Tony, Juan e André, que nunca pararam de andar de skate. Mas fizeram papel importante no cenário do Skate Piauiense. Em 1989 Luisinho foi tricampeão piauiense! Luisinho e André eram destaque nas competições, Juan e Tony organização do movimento e o Francisco era for fun e “faz tudo ” nos campeonatos. Apesar de que era difícil gravar o Luisinho, arrumamos uma imagem recente para mostrar a base dele!

Aqui a nota de pesar de Carla Mata:

Com muito pesar e saudade comunicamos a passagem de nosso irmão e amigo Luís Torres, nosso querido Luisinho da 3R.

Quem conhece um pouco da história do skate no Piauí e Ceará desde a década de 80, certamente lembrará dos irmãos Torres e da 3R (Ratos de Rua e Rampas).

Luisinho ainda estava em atividade. Nunca parou de andar de skate. Era um poli-atleta. Homem de hábitos saudáveis. Muito família. Teve complicações em decorrência de um problema de saúde. Faleceu essa noite. Os procedimentos de velório e sepultamento ainda não estão confirmados. Logo faremos mais informações.

Em 2017 fizemos um estudo para um documentário sobre os 40 anos de skate no Piauí e o Luisinho foi importante colaborador como memória viva da nossa história. Nos prestando depoimento e confirmando seu amor ao skate nordestino.

Atuou na fundação da Associação Teresinense de Skate no ano 2000, nos ajudando, com sua experiência em campeonatos, na realização do primeiro campeonato da ATS em fevereiro de 2001. O famoso campeonato da Metrópole na quadrada antiga COHAB.

Temos muita gratidão pela contribuição de Luisinho, André, Francisco, Juan e Torres, que nunca deixaram a chama do skate no Piauí apagar.

Estamos muito tristes com a notícia porque Luisinho deixará muitas saudades. Fará falta Luisinho!

Vai com Deus irmão. Piauí te respeita muito!

Carla Mata

E nos do Grito pedimos para você, Luisinho, que esta numa visão superior, a orientar com sua chama os caminhos para o Skate Nordestino!

Valeu! Badeco Dardenne!

Veja a matéria sobre a Convocação Da Assembleia aqui no Grito!

This website uses cookies.

Read More