SKATE É BOM COM EDUCAÇÃO É ÓTIMO! Ong Social Skate! Conheça!

ONG usa o skate como ferramenta de inclusão social

SKATE É BOM COM EDUCAÇÃO É ÓTIMO! É o lema da  ONG Social Skate, que desde sua criação em 2011, tem a missão de levar cidadania aos jovens de Poá, extremo Leste de São Paulo, através do esporte e da educação. Por isto se tornou uma referência no método educacional que usa o skate como ferramenta de inclusão social. Coordenada pelo empreendedor social Sandro “Testinha” Soares, e pela pedagoga e esposa Leila Viera.

Uma iniciativa da ONG, que mistura o campeonato de skate, com o conhecimento educacional, em parceria com a Secretaria de Esportes de Poá (SP).

Ong Social Skate e a competição

A ação foi realizada pela primeira vez em julho de 2013, com 35 participantes, e teve como campeão o jovem Júnior Marques, 18 anos, atualmente estudante do curso Técnico em Automação, na Escola Federal de São Paulo, desde 2014.

Marques credita seu empenho nos estudos, e a vontade de nunca desistir, aos dias que passou ao lado de Testinha, e Leila, "brincando de skate".

Este ano (2014) o grande desafio será realizado no espaço do Complexo Esportivo Renato Barbieri, já conhecido dos skatistas por ter recebido várias partidas de futebol com times formados por grandes nomes do skate. No entanto, dessa vez, a bola ficará de lado e a atração principal será o conhecimento”.

"Cada segundo que eu vivi ao lado do Testinha e da Leila foi um grande aprendizado que valeu muito à pena. A dedicação deles para com todos ali me contagiou de tal maneira onde percebi que acreditar que vai vencer é sempre o melhor pensamento. Hoje, pra mim, não há limites para alcançar os meus objetivos. Esta forma de pensar me impulsiona, seja me divertindo andando de skate ou estudando para me profissionalizar ainda mais", disse Júnior Marques.

Ex-aluno da ONG Social Skate e um exemplo para os outros alunos. "Confesso que a minha agenda de estudos está tão lotada que não tenho mais tempo de frequentar as aulas da ONG, mas continuo sempre com o skate nos pés (risos)", finalizou Marques.

O "Skate é bom, com educação é Ótimo!" consiste numa ação exemplar onde os alunos competem entre si no formato tradicional dos campeonatos de skate, em que demonstram suas habilidades nas rampas da modalidade street.

Os jovens skatistas de 6 a 16 anos terão de responder, ao término de suas apresentações com o skate, uma prova com o conteúdo aprendido em suas escolas e a nota final de cada participante será a soma que receberá no skate, além do resultado da prova preparada pela pedagoga do projeto Leila Vieira.

A ONG Social Skate sempre teve o cuidado de levar com qualidade a informação aos seus alunos, para eles o mais importante é transformá-los em cidadãos, e o desenvolvimento do senso crítico.

Segundo a pedagoga Leila Vieira, as ações com skate realizadas na Cidade de Poá, no Bairro de Calmon Viana, sempre tiveram a preocupação de cobrar um bom rendimento escolar da criançada e foi desta necessidade que surgiu o projeto "Skate é bom, com educação é Ótimo!".

"Nós seguimos a filosofia do mestre *Tião Rocha, que diz que a educação pode ser dada em qualquer lugar. Além das escolas, debaixo de um pé de manga, em uma pista de skate, e até mesmo na rua. Basta apenas de educadores dispostos a ensinar e alunos para aprender", disse Sandro "Testinha" Soares, que há mais de 10 anos usa da metodologia do skate como ferramenta de inclusão social.

E, por meio deste trabalho inovador e exclusivo no Brasil, decidiram realizar a 2º edição da competição.

Data: 14/06/2015

Horário: 10 às 15 horas

Local: Complexo Esportivo Renato Barbieri

Endereço: Rua Brasil, altura do nº 340, bairro Calmon Viana, Poá (SP)

Veja mais da Ong Social Skate aqui no Grito da Rua!

Conheça o Site da ONG!

 

Inscreva-se no Grito News!
Com as Novas do Skate!
Share
Leave a Comment