Categorias
Campeonatos CBSk Modalidades do Skate SKT News | Skateboard News

Regras do skate nas Olimpíadas das modalidades Park e Street.

Conteúdo>

Assim como nos campeonatos, algumas moderações serão feitas.

As regras do skate nas olimpíadas foram divulgadas e a estreia acontece no segundo dia das olimpíadas (24/07). Acompanhe agora como vai funcionar. Tem muita novidade por aí! Entenda agora tire suas conclusões.

Pistas, voltas, equipamentos e premiações

A California Skateparks é a empresa responsável pela construção das pistas do Street e Park nas Olimpíadas. Para você ter noção, essa empresa construiu boa parte das pista do Dew Tour, Vans Park Series e do Street League. Por aí já é um ótimo começo. Só gap brabo para galera se divertir. Vai ter muita marreta!

Todo o design dessas pistas de campeonatos tem uma origem. O objetivo principal é fazer com que o atleta possa se divertir ao máximo e mandar as melhores manobras.

Regras do Street nas Olimpíadas

Logotipo da California Skateparks

Antes de tudo, as regras para o Street são basicamente as mesmas do Street League. São duas categorias; Best Run e Best Trick.

No caso do Best Run, cada skatista tem duas voltas (Two runs) de 45 segundos para mandar o melhor e fazer o máximo de pontos. Já no Best Trick são 5 tentativas para cada atleta tentar a Trick em um obstáculo. Pode ser gap, corrimão, escada, etc. Sendo que vai contar a pontuação mais alta.

Esse formato será utilizado nas classificatórias e depois com os oito atletas que se classificarem para as finais.

https://www.instagram.com/tv/CQ_XtG8FbK0/?utm_source=ig_web_copy_link

Além disso apenas os atletas menores de 18 anos têm que usar capacete, por uma questão legal, vamos dizer assim. Quem for maior de idade está dispensado.

Rayssa Leal Bs feeble - Foto: Julio Detefon. De capacete seguindo as Regas do skatenas olimpíadas desde o Oi STU.

Regras do Park nas Olimpíadas

No caso do Park, as regras são praticamente as mesmas do Vans Park Series. Primeiramente, são duas voltas de 45 segundos para cada skatista nas baterias classificatórias, chamadas de “Heat”. Por fim, os oito selecionados para a final, têm mais duas voltas. Vai ser uma baita correria, e a galera vai insana nos obstáculos. Vale a nota mais alta.

https://www.instagram.com/p/CQ_YG6OFVs1/?utm_source=ig_web_copy_link

Todos os atletas do Park devem utilizar capacete para participar das olimpíadas.

Dora Varella Frontside air. De capacete, seguindo as regras do skate olímpico

Tanto para o Street quanto para o Park, não haverá premiação em dinheiro como estamos acostumados a ver nos campeonatos e eventos. Os três primeiros lugares recebem as medalhas de bronze (3ºLugar), prata (2º Lugar) e ouro (1º Lugar).

Todos os skatistas competem nas duas categorias (Street e Park) independente da idade. A única divisão sera feita por gênero: masculino e feminino.

O uniforme vai fazer parte das regras do skate nas Olimpíadas?

Quem anda de skate tem estilo próprio e a identidade visual faz o estilo de vida único. É o que chama a atenção e faz com que o skate vire “tendência”. Pode reparar! A galera quer andar igual a skatista, não é de hoje. No entanto, nas olimpíadas os atletas terão a opção de escolher um kit entre mais de 40 peças (calça, shorts, camiseta, boné, etc) que foram confeccionadas em uma colaboração pela a Nike. Todas as peças são de origem sustentável. Talvez deva ser esta a razão que a Nike cancelou o Patrocínio da Seleção Brasileira de Skate!

https://www.instagram.com/p/CRaDaHPNtLo/?utm_source=ig_web_copy_link

Cada país vai ter um fornecedor diferente, então pode aparecer muita coisa por aí. Algumas peças já estão disponíveis para venda no Skatepark of Tampa:

https://www.instagram.com/p/CRbc-O3LJws/?utm_source=ig_web_copy_link

Aqui no Brasil chega a partir do dia 26 de julho nas principais sneakers e skateshops. Essa parte dos uniformes é algo que tenta “padronizar”, mas seria bem legal se o skate mudasse essa visão de que para ser coletivo tem que vestir igual. Será que isso pode acontecer um dia!? Veremos.

Regras, Pontuações, julgamentos e outras quesitos!

Juízes

Tanto no Street quanto no Park a nota de cada competidor varia de 0 a 100 pontos de acordo com as regras do skate nas olimpíadas. São 4 juízes avaliando a variedade e complexidade de manobra, qualidade na execução, fluidez e consistência na volta, utilização de obstáculos e repetição de manobra.

Além disso haverá mais um Juiz, chamado de “Líder”. Ele será encarregado pelo desempate, por interagir com os skatistas, comitê organizador e diretor da competição, além de avaliar cada skatista.

Todos os Juízes são skatistas de longa data que foram capacitados pela World Skate e aptos para julgar os 20 skatistas do Street e Park, no masculino e no feminino nas categorias Street e Park. Confira a lista completa dos futuros skatistas que foram classificados para as olimpíadas.

Lincoln Ueda, também conhecido como: “O Japonês voador” é o Head Judge do Park. Para quem não conhece, esse brasileiro é uma lenda do Vert. Ele foi um dos pioneiros a levar o nome do skate brasileiro pelo mundo (e continua fazendo). Ele é um cara muito técnico e realmente vive o skate em todos os aspectos. Recentemente ele deu uma entrevista para a NBC Los Angeles contando um pouco sobre sua trajetória no skate, além de algumas dicas para quem sonha em ser atleta olímpico no skate.

Contamos também com a juíza Renata Paschini da AFSK (Associação Feminina de Skate)

Pontuação

De forma simplificada podemos encarar um julgamento da seguinte forma:

1- Um atleta que pula uma escadaria mandando um kickflip tem uma nota baixa. Isso acontece pois é uma manobra considerada de fácil execução para profissionais.

2- No entanto, se esse atleta pula a mesma escadaria de 180 kickflip (Fs Flip), ele ganha mais pontos pela dificuldade da manobra, mas será uma manobra com pontuação razoável.

3- Por outro lado, se ele pula a escadaria de nollie 180 flip (Fs Flip), sua nota será boa. Pois ele elevou o nível de dificuldade.

4- Por fim, se ele pula de nollie caballerial flip (nollie girando 360 com o corpo e um flip rodando em baixo). A nota desse atleta vai ser alta.

5- Agora imagine se o atleta manda um nollie caballerial flip descendo um corrimão de noseslide. Sua nota vai ser altíssima pela combinação de manobras e dificuldade de obstáculo, sem falar na criatividade!

Os juízes utilizam essa ideia para julgamento de manobras em outros Gaps. Eles também utilizam essa abordagem nos obstáculos do Park. Quanto mais difícil é a manobra e o gap utilizado, maior é a pontuação.

Nota: Se o atleta cair ele perde muitos pontos por não conseguir completar sua volta. No caso do Best Trick a pontuação é zerada. Se isso acontecer no começo da volta na modalidade Park a pontuação também é zerada. Isso acontece pois até subir o bowl e dropar novamente, o tempo terá quase que acabado.

Mais detalhes específicos sobre o julgamento no site da World Skate.

Já entendemos as regras do skate nas olimpíadas, mas quando começa mesmo?

  • Sábado, 24 de julho as oito e meia da noite (20:30 horas) Street Masculino
  • Domingo, 25 de julho as oito e meia da noite (20:30 horas) Street Feminino.
  • Terça-feira, 03 de Agosto as oito e meia da noite (20:30 horas) Park Feminino
  • Quarta-feira, 04 de Agosto as oito e meia da noite (20:30 horas) Park Masculino

Quem perdeu a final do Park Masculino e feminino pode assistir de novo aqui no Grito da Rua! E se falou tanto em Flip 3, então veja por Arto Saari,

Deixe um comentário

Hide picture