Regras do skate nas Olimpíadas

Assim como nos campeonatos algumas moderações serão feitas.

As regras do skate nas olimpíadas foram divulgadas e a estreia acontece no segundo dia das olimpíadas (24/07). Acompanhe agora como vai funcionar. Tem muita novidade por aí! Entenda agora  tire suas conclusões.

Pistas, voltas, equipamentos e premiações

A California Skateparks é a empresa responsável pela construção das pistas do Street e Park nas Olimpíadas. Para você ter noção, essa empresa construiu boa parte das pista do Dew Tour, Vans Park Series e do Street League. Por aí já é um ótimo começo. Só gap brabo para galera se divertir. Vai ter muita marreta! Você confere aqui como surgiram as modalidades e a origem das Pistas do Skate e do Street.

As regras para o Street serão basicamente as mesmas do Street League. Serão duas categorias, Best Run e Best Trick. No caso do Best Run, cada skatista terá duas voltas (Two runs) de 45 segundos para mandar o melhor e fazer o máximo de pontos. Já no best trick serão 5 tentativas para cada atleta tentar a trick em um obstáculo. Pode ser gap, corrimão, escada, etc. Sendo que vai contar a pontuação mais alta.

 

Além disso apenas os atletas menores de 18 anos terão que usar capacete, por uma questão legal, vamos dizer assim. Quem for maior de idade está dispensado.

No caso do Park, as regras serão praticamente as mesmas do Vans Park Series. Serão duas voltas de 45 segundos para cada skatista. Vai ser uma baita correria, e a galera vai insana nos obstáculos.

Todos os atletas do Park deverão utilizar capacete para participar das olimpíadas.

Related Post

Tanto para o Street quanto para o Park, não haverá premiação em dinheiro como estamos acostumados a ver nos campeonatos eventos. Os três primeiros lugares receberão as medalhas de bronze (3ºLugar), prata (2º Lugar) e ouro (1º Lugar).

Todos os skatistas competirão nas duas categorias (Street e Park) independente da idade. A única divisão sera feita por gênero: masculino e feminino.

O uniforme vai fazer parte das regras do skate nas Olimpíadas?

Quem anda de skate tem estilo próprio e a identidade visual faz o estilo de vida único. É o que chama a atenção e faz com que o skate vire “tendência”. Pode reparar! A galera quer andar igual a skatista, não é de hoje. No entanto, nas olimpíadas os atletas terão a opção de escolher um kit entre mais de 40 peças (calça, shorts, camiseta, boné, etc) que foram confeccionadas em uma colaboração pela a Nike. Todas as peças são de origem sustentável.

Cada país vai ter um fornecedor diferente, então pode aparecer muita coisa por aí. Algumas peças já estão disponíveis para venda no Skatepark of Tampa:

Aqui no Brasil chega a partir do dia 26 de julho nas principais sneakers e skateshops

Essa parte dos uniformes é algo que tenta “padronizar”, mas seria bem legal se o skate mudasse essa visão de que para ser coletivo tem que vestir igual. Será que isso pode acontecer!? Veremos.

Pontuação, julgamento e outras quesitos

Tanto no Street quanto no Park a nota de cada competidor pode variar de 0 a 100 pontos. Serão 4 juízes avaliando a variedade e complexidade de manobra, qualidade na execução, fluidez e consistência na volta, utilização de obstáculos e repetição de manobra. Além disso haverá um Juiz “Líder” encarregado pelo desempate, responsável por interagir com os skatistas, comitê organizador e diretor da competição, além de avaliar cada skatista.

Todos os Juízes são capacitados pela World Skate e aptos para julgar os 20 skatistas do Street e Park, no masculino e no feminino nas categorias Street e Park. Aqui você confere a lista completa dos futuros skatistas que foram classificados para as olimpíadas.

Mais detalhes específicos sobre o julgamento aqui.

Já entendemos as regras do skate nas olimpíadas, mas quando começa mesmo?

  • Sábado, 24 de julho as nove horas da noite (20:30 horas) Street Masculino
  • Domingo, 25 de julho as nove horas da noite (20:30 horas) Street Feminino.
  • Terça-feira, 03 de Agosto as nove horas da noite (20:30 horas) Park Feminino
  • Quarta-feira, 04 de Agosto as nove horas da noite (20:30 horas) Park Masculino

Acompanhe aqui mais notícias sobre o skate nas olimpíadas.

Aqui você fica por dentro do site oficial da olimpíadas de Tóquio 2020.

Inscreva-se no Grito News!
E fique sabendo das Novas do Skate!
  • 20% de Desc. na loja!
  • Ganhe DVD do Grito!
Share
Dá um Grito aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

The field is required.