PREFEITURA DO RIO E NIKE REINAUGURAM A VILA OLÍMPICA CLARA NUNES E PISTA DE SKATE

Esta é a terceira Vila Olímpica revitalizada pela marca, como parte da parceria de cinco anos estabelecida com a cidade do Rio de Janeiro
RIO DE JANEIRO, 4 de agosto de 2016 – A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Nike celebram hoje a revitalização da Vila Olímpica Clara Nunes, na Zona Norte da cidade, que recebeu uma nova identidade visual e instalações esportivas, além de treinamento para os professores. O objetivo é inspirar as mais de 2.000 crianças que frequentam o local a se apaixonar desde cedo por esportes e atividade física. O evento faz parte dos Jogos da Galera, uma série de atividades diárias programadas pela Nike durante os Jogos Olímpicos, com o objetivo de inspirar a prática de esportes e tornar essa, a temporada mais ativa de todos os tempos

Vila Clara Nunes Pamela Rosa
Gabriel Fortunato reconhecendo a transição.
Quem são? Não sabe? Deveria.
Pista Skate Vila Clara Nunes
Gabriel Fortunato reconhecendo vindo de back.

A Vila Olímpica Clara Nunes fica no meio de três comunidades, e serve de centro esportivo para todas elas. Em 2013, uma enchente destruiu boa parte das estruturas do local. Desde então, a vila seguiu operando, mas capacidade reduzida. O trabalho de revitalização levou seis meses. Agora, a Vila está aberta aos moradores da região, à plena capacidade, com direito a um novo campo de futebol, quadra poliesportiva, instalações gerais e duas áreas para a prática de skate. A artista de grafite Pamela Castro pintou os muros internos de toda a Vila, trazendo à vida a sua visão de como a comunidade é inspirada e transformada pelo esporte.
O evento também marcou a inauguração de uma pista de skate, uma estrutura nova construída especialmente para as crianças. Os skatistas Gabriel Fortunato, Pamela Rosa e estiveram presentes para um bate papo e autógrafos com as crianças, antes de mostrar suas habilidades na nova pista. O cantor e ator carioca Mika Borges foi o MC da sessão especial de skate. Depois, o espaço ficou aberto para as crianças e jovens exibirem suas manobras.

“As crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina, e queremos virar esse jogo”, diz Jorge Casimiro, Vice-Presidente de Global de Impacto Comunitário da Nike. “Junto com a Prefeitura do Rio e com parceiros das 22 Vilas Olímpicas, temos o objetivo de transformar a cultura do esporte para a próxima geração de atletas. Isso significa trazer mais esporte e diversão para mais crianças, e oferecer novas oportunidades de praticar atividade física – tanto na Vila Clara Nunes quanto nos outros 21 centros. Esperamos que as crianças cariocas se apaixonem pelo movimento e vivam mais saudáveis e felizes. Queremos que isso faça parte da vida delas para sempre”, completa Casimiro.
A parceria de cinco anos entre a Prefeitura do Rio e a Nike centra esforços na revitalização da programação para jovens nas 22 Vilas Olímpicas da cidade. O objetivo é garantir que as crianças cariocas tenham oportunidades permanentes de desenvolver seu potencial. A equipe de cada Vila será treinada para oferecer atividades para jovens, além de receber produtos e equipamentos da Nike ao longo de cinco anos. As Vilas de Encantado, Mané Garrincha (Caju), Clara Nunes e Manoel José Gomes Tubino (Mato Alto) foram reformadas e vão receber inspiradoras ativações de marca, com a participação de atletas das lojas da Nike. Em abril, a Vila Olímpica de Encantado foi a primeira a receber uma comemoração com a comunidade, após passar por diversas melhorias. Em junho foi a vez da Vila Olímpica do Caju. Agora, está em andamento a revitalização da Vila Olímpica Manoel Gomes Tubino, em Mato Alto, cujo projeto deve ser encerrado e entregue à comunidade em setembro. Todas as 22 Vilas vão receber também equipamentos e uniformes esportivos para os cerca de 600 professores de Educação Física que trabalham nos locais, oferecendo experiências positivas desde cedo aos jovens frequentadores.

Entre fevereiro e março, todos os professores das Vilas passaram pela primeira sessão de treinamento com apoio da Nike, em parceria com organizações especializadas em esportes para crianças – como o Instituto Esporte & Educação e o Bola Pra Frente. Esse programa será realizado a cada seis meses durante os próximos cinco anos, num total de 10 sessões de treinamento para cada profissional. Nas sessões, os professores recebem um kit com uniformes e equipamento esportivo, todos com a nova identidade visual das Vilas Olímpicas.

Como parte dos compromissos estabelecidos no projeto, a Nike também incentiva os funcionários das lojas da marca a participar das atividades das Vilas Olímpicas, na condição de voluntários. Esses embaixadores comunitários também recebem treinamento para apoiar os professores das vilas nas atividades voltadas às crianças e jovens. A empresa criou três grupos de voluntários para trabalhar nas Vilas – funcionários das lojas: Nova América, Downtown e Sulacap.
Atualmente, quase 25 mil crianças frequentam as Vilas Olímpicas. A Nike pretende dobrar esse número para 50 mil, criando uma geração mais ativa. As atividades realizadas pela marca nas Vilas são inspiradas em projetos como o NTC (Nike Training Club, que oferece sessões de treino funcional), o NRC (Nike Running Club) e as ações de futebol. O foco da empresa não é treinar atletas de alto desempenho, mas incentivar crianças e jovens a desenvolver a paixão pelo esporte desde cedo e adotar hábitos saudáveis no dia a dia.

Sobre o Projeto das Vilas Olímpicas (Informações da Prefeitura):
O Projeto das Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio de Janeiro surgiu nos anos 1980, com a abertura da Vila Olímpica da Mangueira e do Centro Esportivo Miécimo da Silva. As Vilas fazem parte da rotina de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, que têm a oportunidade de participar de mais de 100 modalidades esportivas e de lazer. Atualmente essas instalações públicas atendem a quase 45 mil alunos. Todas as Vilas oferecem atividades para portadores de necessidades especiais.

Sobre a área de Impacto Comunitário da Nike:
A Nike acredita que o esporte tem o poder de mudar o mundo e aumentar o potencial humano. Entretanto, as pessoas se movimentam cada vez menos, e a atual geração de crianças é a menos ativa de todos os tempos. Por isso a Nike trabalha para que crianças com idade entre sete e 12 anos sejam ativas desde cedo – e para sempre. Crianças ativas são mais felizes, saudáveis e bem-sucedidas. Junto com funcionários, parceiros, consumidores e atletas da marca, a Nike também apoia causas importantes, que ajudam comunidades de todo o mundo.

Inscreva-se no Grito News!
Com as Novas do Skate!
Share
Leave a Comment