Categorias
SKT News | Skateboard News

Pamela Rosa e Rayssa Leal são as Campeãs do Mundial Street League!

Conteúdo>

As brasileiras conquistaram os dois lugares mais altos do pódio no Mundial de Skate Street, etapa final da Street League Skateboarding (SLS)!

Pamela Rosa se sagrou campeã mundial na competição mais importante da primeira janela da corrida olímpica para Tóquio 2020. Rayssa Leal ficou com a segunda posição em uma final no Parque do Anhembi, em São Paulo, que ainda teve Gabriela Mazetto como a sexta melhor do mundo. Na final masculina, Kelvin Hoefler ficou muito perto do pódio, finalizando na quarta posição.
Com o resultado, Pâmela Rosa, a campeã, somou 80 mil pontos no ranking. Rayssa Leal, a segunda colocada, somou 64 mil pontos. Com isso, as duas brasileiras, que já lideram o ranking olímpico, estão cada vez perto de representar o Brasil na estreia da modalidade em Tóquio 2020. A terceira colocada foi a japonesa Aori Nishimura.

Assim como já havia acontecido no sábado, o público presente empurrou as brasileiras em cada uma das duas voltas de 45 segundos e nas cinco tentativas de manobra que compõem a bateria. A pontuação final de cada skatista é formada pelas quatro melhores notas desse total de sete apresentações.

A dupla do Brasil disputou a liderança até a última tentativa.

Rayssa Leal, que fechou a sequência, não acertou a manobra, mas levantou correndo para comemorar com Pamela Rosa a dupla conquista do skate brasileiro.

“Estou muito feliz. Consegui o título tão esperado aqui no Brasil, em São Paulo. Essa torcida maravilhosa. Só tenho a agradecer a todos pelo carinho”, comemora a campeã Pamela Rosa.

“Foi muito importante pra mim. Foi minha primeira final (de Street League). Estava muito empolgada, muito focada. A torcida brasileira sempre dá uma energia melhor. Só tenho a agradecer a todos”, completa Gabriela Mazeto.

No feminino, a japonesa Aori Nishimura fechou o pódio, na terceira posição.

“A torcida brasileira foi sensacional. Sem dúvida isso me deu força para encarar essa final e levar o título. Dedico essa vitória ao meu tio maninho que faleceu ontem à noite”, disse Pamela Rosa.

Ver essa foto no Instagram

Estamos na final 🙌🏽🙏🏽 Foi incrível ❤️ Obrigada Deus, obrigada toda galera pela torcida, vcs são demais😍

Uma publicação compartilhada por Rayssa Leal (@rayssalealsk8) em

A final feminina foi bem acirrada!

Mas as brasileiras tiveram a torcida como aliadas, que vibrou a cada volta e manobra não apenas de Pamela e Rayssa mas também de Gabriela Mazetto, que terminou em sexto lugar. Mas a graça e simpatia de Rayssa, de apenas 11 anos, foi a grande atração do torneio. “Vim para cá para me divertir. Ter ficado em segundo lugar é como se fosse uma vitória mim. Estou muito, muito feliz”, festejou Rayssa. Ela, que sonha estar em Tóquio ano vem, disse “Estou muito empolgada com o fato de estar nos Jogos Olímpicos. Ainda não está garantido, mas minha expectativa é grande”, disse a skatista, que tem nas brasileiras suas maiores ídolos.

No masculino, em uma final acirrada, menos de um ponto de diferença separou o primeiro colocado, o norte-americano Nyjah Houston (36.9 pontos), do quarto, Kelvin Hoefler (36). Empurrado pela torcida, o brasileiro se manteve na briga pelas primeiras posições até a quinta e última tentativa de manobra.

O japonês Yuto Horigome (36.6) e o português Gustavo Ribeiro (36.2), na segunda e na terceira colocação, completaram o pódio.

Veja entrevista exclusiva com a Rayssa Leal e o Kelvin Hoefler!

Confira a classificação completa das finais!

1ª – Pamela Rosa (BRA) – 25.2 pontos

2ª – Rayssa Leal (BRA) – 24.3

3ª – Aori Nishimura (JAP) – 21.6

4ª – Candy Jacobs (HOL) – 16.2

5ª – Mariah Duran (EUA) – 15.5

6ª – Gabriela Mazetto (BRA) – 14.9

7ª – Alexis Sablone (EUA) – 9.6

8ª – Yumeka Oda (JAP) – 8.7

Masculino

1º – Nyjah Houston (EUA) – 36.9 pontos

2º – Yuto Horigome (JAP) – 36.6

3º – Gustavo Ribeiro (POR) – 36.2

4º – Kelvin Hoefler (BRA) – 36

5º – Jamie Foy (EUA) – 34.8

6º – Yukito Aoki (JAP) – 33.6

7º – Angelo Caro (PER) – 31.8

8º – Dashawn Jordan (EUA) – 23.4

Comissão técnica da CBSk

Entre os intregrantes da comissão técnica da CBSk, Rogério Mancha, consultor técnico, Carlos Barreto e Alison Paz, fisioterapeutas, Maurício Zenaide, médico, Juliane Fechio, psicóloga, e Julio Detefon, coordenador técnico, reforçaram o apoio para todos os skatistas do Brasil presentes no evento.

Brasil nos Jogos de Tóquio 2020

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio – três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 22 de setembro de 2019 – data de encerramento do WS SLS World Championship – e o segundo ciclo acontece de 23 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

Vejam mais da Pâmela Rosa e Rayssa Leal aqui no Grito!

Por Badeco Dardenne

Nos anos 70 era surfista e andava de skate quando não tinha onda, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá. Andou em Campo Grande, mas no Barramares e no Rio Sul ficava babando. Com a Mustabí Creize, a primeira loja 100% skate, produziu o Circuito DHS Bebe Diabo, para iniciantes e amadores, em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque. Com o Mustabí Team patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim e o Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Foi o produtor e apresentador do Primeiro programa do Skate na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE (União de Skatistas e Empresários). É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Hide picture