Categorias
Grito Old School SKT BR NEWS

O poder da Powell Peralta! George Powell!

Um Curta documental de “George Powell”, o homem que inventou as quatro rodinhas!

Quem não deve agradecer a este cara que tanto nos fez sonhar com seus produtos, pois nós, simples mortais, aqui no terceiro mundo dos anos setenta, não tínhamos o que fazer, a não ser sonhar em ter um produto da Powell & Peralta e quem sabe, assim, tendo um skate de alto nível, produzido por ele, o George, nos conseguiríamos fazer as manobras dos Bones Brigade!

Poucas pessoas, incluindo skatistas, realmente tem alguma idéia do que é preciso para fazer algo tão simples como um skate moderno ou mesmo uma única roda de uretano. George Powell é um dos poucos construtores de skate no mundo de hoje, que ainda fabrica seus produtos na América sob o mesmo teto, assim como ele sempre fez. E foi por isso que me inspirei para fazer esta curta-metragem sobre ele e sua empresa Skate One – Stacy Peralta

powellperalta2_bones

George Powell estudou engenharia na Universidade de Stanford e começou a fazer skates caseiros em 1957. Em 1974, o filho de Powell veio e pediu um skate. Quando Powell tirou um velho da garagem, o filho reclamou que não andava bem. Powell se interessou pelo skate novamente, ao perceber que as rodas deuretanomelhoravam o estilo de andar do skate. Com essa sugestão, Powell começou a fazer seus próprios skates e rodas. Ele comprou uretano e cozinhou suas próprias rodas. Ele também usou alguns novos materiais como alumínio e fibra de vidro para fabricar suas próprias placas compostas. Um dos pilotos de teste de uma de suas pranchas de slalom flexíveis foi Stacy Peralta.

Quando Powell foi despedido de seu emprego na indústria aeroespacial, ele se mudou de Los Angeles para Santa Bárbara para iniciar seu próprio negócio de fabricação de skates. Em 1976, Powell construiu o deck Quiksilver ProSlalom que comercializou por meio daSims. Isso foi seguido pelo Quicktail.

Veja mais documentários de skate aqui no Grito da Rua!

Por Badeco Dardenne

Nos anos 70 era surfista e andava de skate quando não tinha onda, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá. Andou em Campo Grande, mas no Barramares e no Rio Sul ficava babando. Com a Mustabí Creize, a primeira loja 100% skate, produziu o Circuito DHS Bebe Diabo, para iniciantes e amadores, em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque. Com o Mustabí Team patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim e o Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Foi o produtor e apresentador do Primeiro programa do Skate na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE (União de Skatistas e Empresários). É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Hide picture