Melhor vídeo de skate? The Search for Animal Chin?

Powell Peralta libera o melhor vídeo de skate de todos os tempos! The Search for Animal Chin!

Melhor vídeo de skate? Certamente sim! Se o Grito da Rua revolucionou muita gente, Animal Chin fez o Grito para o mundo conhecer e amar o skate!

Rever o The Search for Animal Chin depois de 30 anos e de arrepiar, chorar e relembrar estes momentos!

Nesta época(87) o Grito da Rua estava surgindo, a Mustabí já existia e a máfia também. O Circuito Bebe Diabo de skate foi em 86. Já tínhamos visto o The Bones Brigade Video Show(84)e o Future Primitive(85). Não lembro bem, mas o Bones Brigate, acho que assistimos numa casa noturna no Morumbi! Mama mia! Que zona, festa e o meu primeiro contato com os skatistas de São Paulo. Mas até ai tudo bem! Depois disto veio o Futuro Primitivo e ai que eu vi onde eu estava me metendo!

Coisa do Flávio Ascânio, que era o Team Maneger da Mustabí e me levou.

Quando cheguei vi aquela turma de malucos, na frente da casa que ficava na esquina da Rua Tietê com Ministro Godoy, o Singapura Bar, cujo o dono, o Betão, é um velejador que vive dando a volta ao mundo até hoje. Mas vamos ao que interessa!

Lá dentro aquela zona e eu começo a ver os personagens que estavam lá, só figura. Marcio Tanabe, um japonês com franja, cara de mau, o Thronn magrelo e falante, o “Pois É” um troglodita, nem sei mais quem estava, será que você estava? Os caras não paravam; jogavam ketchup, mostarda, bolinhas de guardanapo um nos outros entre outras coisas mais!

Mas es que começa a sessão e já começa com o tom de suspense! Quem é Animal Chin?

E começa o melhor vídeo de skate de todos os tempos! Com aquela caveira rasgando a tela e a galera indo a loucura! HAhahashahahhah! E entram os créditos: Steve Caballero, Tommy Guerreiro, Tony Hawk, Mike McGill, Lance Mountain com uma musiquinha chinesa ao fundo, mas a cada nome que entrava era uma Gritaria. Puta Zona!

Ai aquelas coisas do Stacy Peralta de sempre colocar um repórter na narrativa e este entrevistando um empresário do skate, que refleti exatamente o que todo skatista odeia! Stacy que assiste a reportagem, se indigna e atira a Tv pela janela!

Ai entram os letterings:

Um homem chamado Won Ton “Animal” desmontou um patins em “dois-por-quatro” e se tornou o primeiro skatista. Ele se divertiu. Outros o seguiram e uma revolução no transporte nasceu.(minha tradução)

Mas um dia forças obscuras começaram a invadir o mundo do skate. Animal Chin foi forçado a ir à clandestinidade

E começam as manchetes de jornal:

Animal Chin desapareceu!

Onde esta ele? Skatistas do Mundo todo o Procuram!

O Mundo do Skateboard está chocado pelo seu desaparecimento.

Ai eu não entendi nada, pois até hoje meu inglês é péssimo e o da maioria lá também, era. Mas que porra era esta de Animal Chin? Surge a Bones Brigade!

Skatistas hardcore lamentaram sua ausência, e os verdadeiros crentes procuraram o mestre desaparecido. Entre esses buscadores havia um grupo conhecido como a “Brigada de Ossos”.

Eles sabiam que só poderiam encontrar o skatista hardcore em um skatespot hardcore… E começaram a procurar no Hawaii num lugar chamado Wallows

Ai começa a eterna busca dos Bones Brigate pelo Animal Chim!

Não sei, mas vou colocar uma narrativa aqui para ficar registrado nomes e lugares. Começa assim:

Depois de Wallows eles  vão a São Francisco, mapas das casas de skatistas, vão pela cidade Chinatown e atrás dele, e o espirito Chin junto, fazem uma session de de minis ramps na parede, e depois a verdadeira session de boneless e descobrem, na embalagem de leite, que “ele” está em Bakersfield -CA. Eles acham o lugar no mapa, vão até lá, mas não encontram nada, até que sobre a cacunda do Mike McGill, Tony Hawk avista uma galera em cima de um half e chegam lá estava rolando uma festinha no half na casa e deixam todo mundo de pouca aberta!

Ao sairem, se deparam com um cartaz do Show do Johnny Rad e os Air Jordans no Blue Tile Lounge, Salão Azulejo Azul. Nisto eles vão pro Motel Rosa que tem uma piscina, mas que esta vazia a dois anos… Como todos bom skatista eles dormem com o skate! Ollie do Tony Hawk em Del Mar. Dormem e sonham pesadelos com as vacas. Cenas nas caixas de papelão. E acordam treinando sequencia de manobras na cama! Vão comprar um Cadillac, que o transformam, surge o Lance pela lanterna traseira.

E vão cantando o rap do Animal Chin.

Liga o turbo car e chegam em Las Vegas. Num lugar ” e são recebidos pelo Johnny Rad, na festa “Skate and Destroy” no Blue Tile Lounge. Que lembra o Porão Punk da Mustabi. Come é legal ver o Freestyle integrado com o street e as mini ramps. Johnny Rad se despede e fala de Guadalupe.

Andando pelo deserto, encontram um monumento onde esta escrito que “Guadalupe é aqui” e ao sul, eles acham umas ramps, nunca vistas antes, ai é show de manobras. Bondes, inverte, backside air, 540º, Japan air, grinders, metody air, Rockets air…

Camera segue Macgill, Tony Hawk avassalador. Os dobles, triples… Até que no meio do Half abre-se um vão! E e vem as sessions em slow motion e a revolução no skate começou!

Barbecue at deser;. Isto é a pureza do skate!

Junte-se à Brigada Bones enquanto eles vão em sua busca do lendário mestre do skate, o Animal Chin.

CH. 1 Introdução 1:14

CH. 2 Wallows 5:18

CH. 3 San Francisco 10:10

CH. 4 Bakersfield 19:04

CH. 5 Pink Motel 27:02

CH. 6 Blue Tile Lounge 37:24

CH. 7 animais Chin Rampa 48:06

CH. 8 Créditos 1:02:43

Depoimentos vistos por ai

Rodney Mullen (membro da Bones Brigade, 1980–89): Eu acho que em termos de skate, o que as pessoas estavam fazendo nessa fase, em todos os lugares que você olhava era algo novo. E a partir dessa perspectiva, você poderia definitivamente argumentar que esse foi o período mais criativo do Skate.

Lance Montain: No momento do Chin animal, o skate estava morrendo.

J. Grant Brittain (lendário fotógrafo de skate): Todos os parques estavam sendo destruídos. No começo, todos nos falavam: “O que vamos fazer?”. Mas, skatistas, eles construíram rampas e, em seguida, o skate de sua de rua apareceu. E você sabe, piscinas foram esvaziadas e montadas.

Mountain: Então o VHS foi lançado e Stacy falou : “Vamos fazer um vídeo”.

Peralta: Nós pensamos que seria uma boa exposição para a nossa equipe, boa para os negócios e boa para o skate. Não tínhamos ideia de que logo após o primeiro vídeo ser produzido, 70% das famílias do mundo ocidental teriam um deck de VHS.

O Storyboard

Steve Caballero (membro da Bones Brigade, 1979-presente; rei dos skaters vert): Sim, foi ideia minha, ter mais “atuação” no storyboard. Nós já tínhamos feito dois vídeos, Future Primitive e Bones Brigade Video Show, e Stacy estava jogando em torno de idéias sobre o que poderíamos fazer a seguir. Eu disse: “Por que não fazemos um enredo, como procurar por algo ou simplesmente ir a diferentes pontos de skate em todos os lugares?” Então Stacy veio com um storyboard, embora muito do diálogo fosse improviso.

Stecyk: Stacy vai se lembrar de forma diferente, mas ele tinha um conceito de que deveria ser algo como um ABC Afterschool Special, que eu achei brilhante. Satirical, sabe? Que ótima base satírica para o show. Que estrutura. Para mim, quanto mais ridículo era, melhor.

Pat Darrin (diretor de fotografia de ‘Animal Chin’): O que acabou sendo foi The Endless Summer, mas para patinar.

Paul Gross (roteirista de ‘Animal Chin’): O skate estava recebendo muita pressão das municipalidades locais para, basicamente, para o mandarem embora. Também sabíamos que uma enorme quantidade de jovens skatistas crescia sem uma figura paterna no sentido tradicional. Então, no decorrer de uma reunião, decidimos criar uma fita em torno de uma lenda de skate fictícia chamada Animal Chin.

A Edição

Peralta: Levou cerca de duas semanas para construir a rampa. E no dia em que começamos a filmar, um homem de meia-idade foi para o campo, saiu do carro, olhou para a rampa Chin de dois andares e sua mandíbula bateu no chão. Ele não tinha ideia de quem éramos, nem de qual era a rampa, nem de como isso acontecera. Ele nos queria fora de lá imediatamente.

Então eu disse ao cara que estávamos filmando um filme para ajudar jovens em risco, e que, se ele nos calasse, estaria contribuindo para o problema que essas crianças enfrentam. Ele nos permitiu quatro dias para filmar com o acordo de que a rampa desapareceria no quinto dia.

Gross: A parte mais difícil veio quando Stacy e eu nos sentamos para cortar a fita. Eu acho que Stacy e Pat acabaram gravando mais de 100 horas de fita para um vídeo de uma hora de duração. Pudemos usar a história original que escrevemos como orientação, mas a edição acabou levando mais seis meses.

O lançamento

Em maio de 1987, depois de um ano provocando o filme com anúncios impressos misteriosos em revistas de skate e cartazes em lojas de skate em toda a América, Peralta e Bones Brigade estreou o vídeo de 65 minutos no Mayfair Theatre em Santa Monica. Ao longo dos anos, desenvolveu a reputação de ser o filme de skate mais influente de todos os tempos.

O estilo

Antes de “Animal Chin”, os skatistas eram vistos como figuras de contracultura, muitas vezes vestindo looks inspirados no punk que incluíam jeans rasgados, cabelos descoloridos e alfinetes de segurança. Mas a equipe Bones foi pioneira na nova onda dos anos 80. Como Mountain diz: “Há muito rosa e neon e coisas acontecendo. Em algum momento nós ficamos tipo: “Certo, cansado de ser punk”.

Não estava cansado disso, mas era como: sim, nós usamos camisas cor-de-rosa. ”O objetivo era tentar coisas novas, mesmo que, como Mullen observa, ocasionalmente perdessem com“ coisas bobas como cortes de cabelo de A Flock of Seagulls ”.

Stacy Peralta

Um dos aspectos óbvios da identidade dentro de uma cultura é a moda: a moda é como indicamos quem somos e qual é nossa afiliação escolhida. Quando criança, eu me sentia atraído por surfar não apenas para surfar, mas também porque adorava o visual de sua moda esfarrapada.

Era subversivo, não parecido com um pai, desajeitado e imperfeito e não era comprado ou colecionado, e projetava um mensagem e uma filosofia que eu poderia acreditar e que eu queria fazer parte.

Mike D (skater, co-fundador do Beastie Boys): Quando Bad Brains começou a tocar, o Black Flag tocou seu primeiro show em Nova York antes mesmo de Henry Rollins estar na banda, esses eram shows realmente importantes. E Minor Threat, aqueles primeiros discos do Dischord – nós veríamos que eles estavam usando Vans, e ficamos tipo, “Merda, esses caras também são skatistas”.

O legado

Brian Eno disse que, enquanto apenas 30.000 pessoas compraram o primeiro disco da Velvet Underground, todos que compraram um iniciaram uma banda. ‘Animal Chin’ era assim. O skate de rua explodiu, as rampas aumentaram, Tony Hawk construiu um império com seu videogame de patinação.

O esporte foi salvo e gerações de crianças encontraram uma fonte de inspiração, auto-expressão e diversão sem fim.

Mcgill: O impacto desse vídeo me faz ir longe. Na semana passada, eu estava no Brasil com Christian Hosoi, e os skatistas ficaram tipo “Você pode assinar meu vídeo Animal Chin ?” Eles tinham esses vídeos desde sempre. Eles diziam: “Animal Chin, isso mudou minha vida”. E não sei dizer quantas vezes as pessoas disseram isso.

Gross: Ouvimos que muitos municípios se afastaram das proibições de skate, depois que alguém da indústria de skate local lhes mostrou a fita Animal Chin .

Para pensar!

“Um excesso de pequenas empresas no início dos anos 90 fez com que aparecesse um idiota com um cartão de crédito, um nome ruim e com apenas uma palavra, poderia ter uma marca de skate. A saudável Bones Brigade foi substituída por equipes como a Plan B, uma superequipe bem orquestrada que inaugurou uma nova era de skate competitivo com marketing arrojado.

Com todo mundo se matando para ir mais alto, mais rápido e maior que o próximo cara, muitos profissionais se cansaram da pressão constante. Eles estavam procurando por diversão, ou realmente … procurando por Animal Chin.”

Credito:

From gq.com

Apresentando: Lance Mountain, Tony Hawk, Tommy Guerreiro, Per Welinder, Rodney Mullen, Steve Caballero, Mike McGill, Mike Vallely, Doug Smith, Jesse Martinez, Jim Thiebaud, Bryce Kanights e muito mais …

Obtenha sua própria cópia de The Search for Animal Chin em Special Edition DVD em skateone.com Junte-se à Bones Brigade enquanto eles vão em sua busca em busca do lendário mestre do skate – Animal Chin.

Obtenha sua própria cópia de The Search for Animal Chin no DVD Special Edition em skateone.com

This website uses cookies.

Read More