Muito se fala, mas temos pouco pra comprovar qual foi o Primeiro Programa de skate do Brasil?

Curiosidades do Skate! Qual o primeiro  Programa de Skate no Brasil? Esta é uma pergunta difícil de responder, poderia nos ajudar? Então, aproveitando que ainda estamos de quarentena, vamos ver um pouquinho da história do skate nacional para matar as saudades, que não mata ninguém! Ops! Mas a pergunta é: qual foi o primeiro programa de skate do Brasil?  E se você tem algum material que comprove os fatos, será um favor à história do skate nacional, que nos envie.

1 – De uma forma ou de outra este cara esteve por trás. No bom sentido!

Paulo de Oliveira Brito, o Anshowinhas! Da revista e do programa Yeah Skate! Mas que, muito antes disto, fez diversas aparições em programas de jornalismo da televisão brasileira. Era uma espécie de ombudsman do skate. Quando tinha que alguém falar algo sobre skate, lá estava ele, com seus trejeitos, explicando de forma acalorada o que é o skate e sua importância na sociedade. Vale lembrar que a Mustabí Creize, berço do Grito da Rua, se tornou a loja mais completa de skate, devido a ele!

2 – O apelido dele na época era Cocoa Devo! Olha a estória!

View this post on Instagram

Essa foto tem história. Primeiro pela cena inusitada de eu ter invadido o Bowl do Campeonato de Skate de Guaratinguetá no mesmo ano que eu fui campeão brasileiro de giros 360, recordista imbatível até hoje. E para comemorar me atirei nessa panelão côncavo de concreto sob um sol de mais de 30 graus, fritando dentro de um macacão de plástico para fazer uma coreografia do Devo, para a alegria de mais de um público de 5 mil pessoas. Tudo ao so de I Can't Get No, Satisfaction do Devo Meu apelido na época era Cocoa Devo (pelo meu amor pelo chocolate e pela banda), kkk. A foto de Petrônio Villela, foi publicada na revista Visual Esportivo, impressa e depois autografada por toda a primeira formação original do DEVO, quando vieram pela primeira vez ao Brasil. Foto: @petroniovilela @markmothersbaugh @clubdevo @stevelima_ @fabiofioretti @surfstones #devo #deevolution #skateboardinismylife #skatedasantigas #wearedevo

A post shared by Paulo Anshowinhas (@anshowinhas) on

Eu o conheci na Fluir Editora Terra Mar e Ar. E logo nos entendemos, e logo, ele me vendeu a idéia do skate, me pediu patrocínio, pois ele era um dos bons do freestyle e, logo , mais adiante, um certo dia, chegou lá na Mustabí me pedindo para patrocinar o Yeah TV! E lógico que topei! Mas queria apresentar o quadro “Grito da Rua” e assim foi! Isto em 86/87. Acho! Mas tem gente que não quer deixar o título de primeiro Programa de skate com o Grito da Rua!

3- Curiosidades do Skate! Programas de Skate? Cesinha Chaves diz:”Talvez o 1º video de skate de mídia especializada do Brasil?”

Assim Cesinha Chaves, Cesar Augusto Diniz Chaves Filho, o skatista mais velho a ainda andar de skate e dono do Chave Mestra do Skate no Youtube pondera: “Essa foi a minha primeira produção de video que fiz em 1983 especialmente para o Realce, onde trabalhava como Produtor Musical. Foi uma externa no Banks de Guaratinguetá feita com um VHS Panasonic com um gravador e uma câmera acoplada via cabo de 6 pinos. Sou grato ao Alexandre Calmon que deu uma força na câmera enquanto eu andava de skate!”. Olha a importância de Guará ai!

Mas não é era um programa, era uma matéria, assim como ele fez diversas outras, maravilhosas, que você encontra no canal dele e aproveita e se inscreva. Eu mesmo assistia no Rio de Janeiro e sou muito grato ao Chave Mestra! Valeu Brooo!!!

4 – A TV Cultura esteve sempre presente no Skate! Vejam esta pérola… Dizem que é de 88/89. Quem sabe?

Skate Aula com o Paulo Anshowinhas(de novo), e o Professor Antônio Passos Thronn falando sobre o skate: suas manobras, tipos de pistas e as modalidades do skate. Com Rui Muleque, Fernandinho Batman, Akira, Danielzinho e muita gente que está na ativa até hoje!  Não era um programa de skate, mas é o que mais retratou como o skate era. Skate for Fun Total! E por isto somos todos apaixonados pelo skate até hoje! Tipo: ” Tempos bons que não volta mais!”, com relação a atitude. Mas que nada, sei que a alma do skate esta viva nesta molecada que está ai. Vamos se mexer ai galera!!!

5 – Mas ai… Surgiu um Programa de Skate! Só de skate! O Grito da Rua!

Com o fim do Yeah TV, que durou um mês, e a saída do Anshowinhas! O Grito da Rua continuou com o mesmo diretor(Davilson Brasileiro), o mesmo apresentador e passou a ser produzido na Mustabí “Creize”. Que foi um marco no skateboard brasileiro e ai sim, dizer:”Tempos bons que não voltam mais”. O Grito da Rua mostrava como era o skate no seu dia a dia, revelando ídolos, marcas, que patrocinavam os profissionais do skate e os eventos,  fazendo surgir um grande mercado: o do skate!

6 – Dentro desta história toda, surgi um novo personagem no skate! Alberto Hiar!

Pois é! O Turco tá Loco! E assim, com a promoção “Porrada na Cabeça” surgiu o Alberto Turco Loco Hiar, que mexeu o mercado do Skate e do SurfWear. Quem não pegou uma fila quilométrica para compra um produto, sempre com preços que ninguém tinha, na Surf Combat?

Com o fim do Grito da Rua no final de 1989, Turco Loco pegou a dianteira do negócio e lançou seu próprio programa. “Malandro é o Gato que já nasce de bigode”. Por mim, achei bom, porque manteve a chama do skate acesa e serviu, também, como o Grito da Rua, para a geração dos anos 90 explodir pelo mundo!  Este programa acima, já é no retorno do Grito em 2012, ao vivo, com a internet de 800 Mb de upload. Que alias, vale a pena ver, pois conto também uma parte da história do Grito!

7 – E assim surgiu o Conexão Skate! Do Alberto Turco Loco Hiar!

A história do Alberto Turco Loco Hiar é muito peculiar, muita gente expoente, que veio desta época, das diversas áreas do esporte e da cultura paulistana, teve algum apoio do Turco. Bandas, atletas, eventos e tudo ligado ao jovem, onde pode, ele ajudou. No skate, ele criou o dia do Skate da Cidade de São Paulo(03 de agosto). E ele já me confidenciou que quer mudar a data para o mesmo dia do Go Skateboarding Day. Não é promessa, mas eu luto por isto. E até parece que vocês não sabem que o Turco Loco é o nosso candidato a Vereador pela cidade de São Paulo agora em 15/11/2020! E é isso ai! Aqui fica meu apoio! Badeco Dardenne! VOLTA TURCO! Ou Vota Turco!

8 – Aproveitando que estamos falando do Conexão Skate! E do Turco Loco!

Cush VertSkate em Taubaté – SP! Isto aqui é história que pouca gente viu! E é por isto que, nos do Grito, achamos que foi importante o Turco Loco pegar o espaço deixado pelo Grito da Rua, mesmo muita gente ter achado que a gente tinha ficado p… Nada a ver! Go skate or Go Home! Viram ai? Sandro Dias Mineirinho, Cristiano Matheus, Anjinho… Todos prontos para levar o skate nacional para o mundo!

Pioneiros do Skate em São Paulo na Avenida Paulista!

Com estas raridades ninguém pode! Mas não era um Programa de skate!

 

Filme gravado por Elaine Cavalcante em Super 08 com os pioneiros do skate em São Paulo, década de 70: Peninha, Utcho, Gustavo, Maçarico, Martins, Tchap Tchura, Marcelo, Amado da Torlay, Bola 07 e Akio; (Convertido por Akio e Rafael Masili, Super 08/DVD).

Programa veloskatepark equipe H-Prol de skate

skate for fun – Achei este  da TV Gazeta que passava nos sábados com a equipe H-Prol de skate com Luciano Kid, Fred Hillwegg, Reginaldo Pankeka(RIP) e Lemuel DinhoNão sei em que ano passava. Quem souber favor informar.

Mas a pergunta continua: Qual foi o primeiro programa de skate no Brasil? Mas também não importa quem foi o primeiro. Fomos todos desbravadores, isto que importa! Se souber e tiver o registro de algum programa dos anos 80 mande pra nos, que a gente coloca aqui! Sabe porque? Porque em um Ollie, Tudo pode mudar!

Veja mais filmes de skate aqui no Grito da Rua!

E não se esqueçam de darem o seu like 👍, um comentário ✍️, compartilhe ✉️ e se inscreva 🖊 ativando o “Sininho” 🔔 no Youtube: https://goo.gl/P1KAgX

Assine o Grito Skate News: https://eepurl.com/c8tpRn

Instagram: https://instagram.com/gritodarua

Twitter: https://twitter.com/gritodarua


Like it? Share with your friends!

What's Your Reaction?

Grito Angry! Grito Angry!
0
Grito Angry!
Confuso! Confuso!
0
Confuso!
Interessante Interessante
0
Interessante
Cagueideri! Cagueideri!
0
Cagueideri!
Que legal! Que legal!
0
Que legal!
Ooooh Ooooh
1
Ooooh

Comments

Deixe o seu Comentário!