Categorias
Agenda Grito Grito Cultural SKT SKT News | Skateboard News

Comprar tênis de Skate? Koston 3! A revolução by Nike

Pense bem! Eric Koston
Pense bem! Sr. Eric Koston

Para comprar um tênis de skate você deve pensar como um profissional do skaboarding. E pensando nisto…

Quando Eric Koston e o Diretor de Design de Calçados paraskateda Nike,Shawn Carboy,começaram a discutir o projeto para desenvolvimento do terceiro tênis assinado pela “lenda”, eles tinham uma ideia simples:“Como completar as manobras com sucesso na primeira tentativa”, lembra-se Carboy. Eles estavam preocupados com o aquecimento, aquele momento que define a performance na sessão.

Pensando nisso, eles partiram para criação um calçado que ajudaria Koston a começar confiante e terminar inteiro. A performance foi foco fundamental, mas o estilo não foi sacrificado.“Se ele se sente bem, performa bem”,diz Carboy.“Isso, juntamente com a aterrissagem de suas manobras durante as sessões de aquecimento, o ajuda a estar bem mentalmente e, finalmente, o leva a uma melhor performance”.

Após inúmeras conversas, testes e protótipos, o Nike Koston 3 nasceu e surpreendeu com a marcante tecnologia Nike Flyknit. O calcado personifica Koston, é corajoso, instigante e voltado para o futuro – apropriado para um atleta que sempre inovou emdesignde calçados deskate.

Tenho aprimorado calçados desde o início”, diz Koston, que evoluiu usando fita adesiva para remendar tênis em sua juventude e tem agora um arsenal de tecnologias inovadoras à sua disposição na Nike. “Estou sempre tentando pensar em maneiras de fazer tênis de skate para proporcionar qualquer tipo de ganho ou vantagem em desempenho para o skatista. Eu quero continuar descobrindo formas de aprimoramento para um calçado cada vez melhor”.

“No skate, seus pés são suas mãos”, diz Carboy
“No skate, seus pés são suas mãos”, diz Carboy

A obsessão de Koston com detalhes foi importantíssima para o processo dedesign. Constantemente curioso sobre as mais recentes tecnologias da Nike, Koston ficou obcecado com o Flyknit quando introduzido em 2012, em Londres. A ideia para um cano medio em Flyknit veio de uma série de mensagens que Carboy e Koston trocaram após ter visto o lançamento da chuteira Nike Magista em março de 2014 criada para ser usada nos campos Brasileiros. Agora a tecnologia é aplicada a calçados deskatepela primeira vez, proporcionando um caimento firme na região do tornozelo, o que aumenta sensibilidade do (a) skatista em relação à localização dos pés no espaço, e melhora o controle sobre o skate e a confiança nas manobras.

O cano medio Flyknit é ajuste e sensibilidade”, afirma Koston. “Você sente o tênis conectado desde o tornozelo até a sola do pé. Inconscientemente, eles fazem o que você quer que eles façam”.

Na parte de baixo do calçado, osdesignersda Nike focaram na sensibilidade, outro aspecto fundamental do skate, incorporando o conceito Nike Hyperfeel (“hipersensibilidade”).

No skate, seus pés são suas mãos”, diz Carboy. “Quanto mais você sentir o skate, melhor posicionado você estará para acertar a manobra. Com o Nike Hyperfeel, focamos em maneiras de criar uma relação simbiótica entre os pés e o skate”.

“O cano medio Flyknit é ajuste e sensibilidade”, afirma Koston.
“O cano medio Flyknit é ajuste e sensibilidade”, afirma Koston.
A entressola Nike Lunarlon
A entressola Nike Lunarlon

Estas soluções Nike Hyperfeel incluem a entressola Nike Lunarlon, um material ultra-suave de amortecimento, que preserva a sensibilidade dos pés. A entressola é feita com molde, permitindo aos designers tomar decisões estratégicas sobre o formato do tênis. Ela é mais fina na região dos dedos, onde o (a) skatista precisa sentir os movimentos do skate; já no calcanhar é mais grossa, garantindo mais amortecimento para as aterrissagens, além de uma unidade sensível da cápsula de ar Nike Zoom Air, para ajudar ainda mais na absorção de impacto.

Você pode fazer os calçados mais macios de todos os tempos, mas se você não consegue sentir o skate, então qual é o ponto?” questiona Koston. “O Koston 3 é projetado para ser uma extensão do seu pé. Você está tentando chegar o mais próximo possível da sensação de andar com os pés descalços.”

Ao analisar os dados do mapa e padrões de desgaste anteriores de Koston, osdesignersda Nike colocaram estrategicamente áreas de aderência e durabilidade em partes que sofrem maior deterioração. Isso se reflete na aplicação de borracha fina e texturizada nas laterais do calçado e no solado, o que proporciona maior flexibilidade e ajuda os skatistas nos gir

"Você sente o tênis conectado desde o tornozelo até a sola do pé". Koston.
“Você sente o tênis conectado desde o tornozelo até a sola do pé”. Koston.

os em 360 graus. E a camurça na região dos dedos e ao redor dos ilhoses ajuda a aumentar a aderência ao skate.

O resultado é diferente de qualquer calçado deskatejá produzido anteriormente e o Koston está totalmente preparado para chocar e revolucionar junto a indústria – que é simplesmente o jeito que ele gosta de fazer as coisas.

“Se é perturbador, que assim seja,” afirma ele. “Eu não tenho medo da mudança. É quando o progresso é feito.”

O Nike Koston 3 estará disponível no Brasil a partir de 10 de março nonike.come na loja Hurley/Nike SB no Barra Shopping no Rio de Janeiro.

Como ainda não publicaram o video com ele andando, fiquem com este showzinho do Koston.

https://youtu.be/l9ohmfKkkCk

Por Badeco Dardenne

Nos anos 70 era surfista e andava de skate quando não tinha onda, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá. Andou em Campo Grande, mas no Barramares e no Rio Sul ficava babando. Com a Mustabí Creize, a primeira loja 100% skate, produziu o Circuito DHS Bebe Diabo, para iniciantes e amadores, em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque. Com o Mustabí Team patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim e o Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Foi o produtor e apresentador do Primeiro programa do Skate na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE (União de Skatistas e Empresários). É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Hide picture