Categorias
SKT BR NEWS

Coletiva Abertura Oficial Skate Park Skateboarding World Championship

Conteúdo>

WS Park Skateboarding World Championship começa em São Paulo!

Coletiva Abertura Oficial Skate Park Skateboarding World Championship! Para dar o pontapé inicial do evento, uma coletiva de abertura oficial aconteceu no Palácio do Bandeirantes com a presença do governador João Doria, do secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, do presidente da World Skate, Sabatino Aracu, do diretor Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, do presidente da Oi, Eurico Teles, Bruno Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi e do presidente da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Musa.

Começou oficialmente o World Skate Park Skateboarding World Championship, nesta segunda-feira, na cidade de São Paulo. A competição acontece no Vans Skatepark, localizado no Parque Urbano Cândido Portinari, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP, de hoje (9) até domingo (15). Os melhores skatistas do mundo, como Pedro Barros, Shaun White, Yndiara Asp, Luiz Francisco, Heimana Reynolds, Misugu Okamoto e Sakura Yosozumi estarão na pista em busca dos 80.000 pontos, maior pontuação oferecida na corrida olímpica em 2019. O evento acontece com entrada gratuita para público.

“Apoiar a realização da etapa do mundial de skate em São Paulo faz muito sentido para a Oi, pois acreditamos no esporte como forma de gerar novas perspectivas para os jovens e temos tradição em atuar em iniciativas com este propósito. Esse evento reforça nosso compromisso com o esporte como plataforma de transformação social e, também, com o estado de São Paulo, onde investimos mais de R$ 82 milhões somente no primeiro trimestre deste ano”, diz Eurico Teles.

O campeonato é um marco para o skate mundial, para a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e para a Plataforma STU.

Além do Mundial, ambas também são parceiras na realização do Oi STU Open, maior evento de skate e cultura urbana da América Latina, e do Oi STU Qualifying Series, o circuito brasileiro de skate, fomentando o calendário de competições nas modalidades olímpicas Park e Street. Todos os eventos com chancela e parceria da World Skate.

“Estamos extremamente honrados por sermos anfitriões do primeiro Campeonato Mundial de Skate classificatório para uma olimpíada. O ineditismo, representatividade e impacto dessa realização estarão marcados para sempre na história do skate mundial. Agradecemos a todos os parceiros, patrocinadores, ao Governador João Doria e ao Prefeito Bruno Covas por ajudarem a viabilizar essa inestimável conquista para São Paulo e para o skate brasileiro”, declara Diogo Castelão, sócio da Rio de Negócios, idealizadora da Plataforma STU.

“Esse torneio soma o maior número de pontos na busca de vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. A expectativa é de até 200 atletas em busca de um título mundial, entre os quais atletas brasileiros que possivelmente serão medalhistas deste torneio”, lembrou Doria, destacando que a entrada do evento será gratuita.

A competição irá receber 160 atletas em busca do título mundial, que encerra a primeira janela olímpica para a modalidade e irá definir os atletas pré-classificados para a segunda janela que acontece até maio de 2020.

“Este Mundial é o último evento da primeira janela no caminho para Tóquio e nós estamos muito felizes que ele se realize em um dos principais países do mundo para o skate. Estamos confiantes de que o Brasil será o ponto de referência nos próximos anos para a cena do skate e que a cooperação entre a CBSk e a Plataforma STU será frutífera para o desenvolvimento do esporte”, declara Sabatino Aracu, presidente da World Skate.

“A realização do Mundial no Brasil não é apenas uma conquista de gestão esportiva no âmbito estrutural. E graças ao reconhecimento que a World Skate tem no trabalho da Confederação Brasileira de Skate que estamos conseguindo isso. É muito importante proporcionar aos skatistas um ambiente com o calor da torcida brasileira na competição mais importante de Park na temporada. Sem dúvida, o evento vai marcar história”, afirma Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate.

De acordo com os critérios da World Skate, os campeões do evento somarão 80.000 pontos cada.

Em comparação, os campeões das competições como Pro Tour somam 60.000, enquanto os 1ºs colocados nos eventos Five Star somam 40.000 pontos cada. Portanto, os skatistas que conquistarem o título do Mundial no Brasil darão um passo muito importante rumo à classificação olímpica.

Os atletas com melhor ranking após este Mundial de São Paulo estarão classificados diretamente para a fase semifinal, sem a necessidade de disputar as eliminatórias e as quartas de final, dos eventos da segunda janela.

Para definir os atletas que estarão classificados para os Jogos de Tóquio serão contabilizados os dois melhores resultados da primeira janela olímpica (jan/2019 a set/19) e os quatro melhores resultados da segunda janela (set/2019 a maio/20).

“O skate brasileiro vive um momento muito legal. A gente já ocupa um espaço importante internacionalmente e agora estamos difundindo isso aqui no Brasil também. O Mundial é o campeonato mais importante de 2019 e é incrível poder viver isso aqui no meu país. Eu espero que muitas crianças possam ir até a pista, assistir pela televisão, se inspirar e acreditar que também podem viver do skate. Que seja mais uma oportunidade para que todo mundo conheça a verdadeira essência do skate. Essa é a nossa missão e o resto é colocar o skate no pé e se divertir”, define Pedro Barros, vice-líder do ranking mundial, falando sobre a potência que acredita ser o impacto de um evento como esse no Brasil.

“Vai ser demais competir nesse nível com todas as minhas amigas e ainda ser aqui no Brasil. A gente já conhece a pista, sem dúvida é uma das melhores, então nossas expectativas são ótimas. Vamos fazer de tudo para representar não só a gente, como o Brasil nesse evento tão importante. Tenho certeza que a vibe desse Mundial vai ser inesquecível”, comemorou Yndiara Asp, melhor brasileira colocada no ranking mundial feminino de Park.

Além de ser a competição mais importante do ano para a modalidade, o Mundial de Skate Park também é uma competição estratégica para o Comitê Olímpico Brasileiro, que acredita muito na competência dos atletas brasileiros para a próxima Olimpíada.

“A realização do Mundial de Park, competição mais importante da modalidade na primeira janela olímpica, coloca o Brasil como protagonista do skate aos olhos do mundo. O skate é uma modalidade estratégica para o Comitê Olímpico do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, pois sabemos do potencial dos atletas e da capacidade da Confederação Brasileira de Skate”, diz o diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio.

O World Skate Park Skateboarding World Championship é apresentado pela Oi e conta com a parceria da plataforma Skate Total Urbe, além do apoio do TNT Energy Drink e da BV, marca de Varejo do Banco Votorantim. O evento também conta com o apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Skate, além da parceria com o Hotel Go Inn São Paulo Jaguaré. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) com a Rio de Negócios.

O World Skate Park Skateboarding World Championship é apresentado pela Oi e conta com a parceria da plataforma Skate Total Urbe, além do apoio do TNT Energy Drink e da BV, marca de Varejo do Banco Votorantim. O evento também conta com o apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da World Skate, além da parceria com o Hotel Go Inn São Paulo Jaguaré. A realização do evento é da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) com a Rio de Negócios.

A OI E O ESPORTE

A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e patrocina grandes eventos esportivos como o Oi STU Open, Oi Rio Pro, Oi Pro Júnior – voltado para a categoria de base do surfe. Apoia também atletas de diferentes modalidades, como os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, e os surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho e Tainá Hinckel. Em 2018, a companhia acelerou, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, 5 projetos de surfe na Região dos Lagos, voltados para a população local. Também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul.

A companhia também valoriza a cultura Geek e os eSports, apoiando eventos como a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas digitais como o Final Level. A Oi aposta no eSport amador, patrocinando dois torneios nacionais de games: o TUES (Torneio Universitário de e-Sports), maior competição de esportes eletrônicos entre organizações universitárias do país, e o JEE (Jogos Escolares Eletrônicos) , campeonato on-line de e-Sports para estudantes entre 15 e 17 anos.

No final da coletiva o Governador de São Paulo deu uma entrevista exclusiva ao Grito da Rua!

Onde ele recebe muito bem a nossa dica de São Paulo ser o Marco Zero do Skate no Brasil, para incentivar o Esporte, a Cultura e acima de tudo ser uma referência de cidadania as milhares de cidades do Brasil e do Mundo! Skate é Cidadania!

Aguardem matéria completa com tudo que aconteceu para o Brasil chegar onde está!

Fonte: CBSk

Veja mais da CSK aqui no Grito!

Por Badeco Dardenne

Nos anos 70 era surfista e andava de skate quando não tinha onda, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá. Andou em Campo Grande, mas no Barramares e no Rio Sul ficava babando. Com a Mustabí Creize, a primeira loja 100% skate, produziu o Circuito DHS Bebe Diabo, para iniciantes e amadores, em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque. Com o Mustabí Team patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim e o Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Foi o produtor e apresentador do Primeiro programa do Skate na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE (União de Skatistas e Empresários). É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Hide picture