Categorias
CBSk SKT News | Skateboard News

Chapa Skate para Todos! Está sendo Fritada pela Oposição!

Conteúdo>

Chapa” Skate é Mais”está tentando fritar a chapa “Skate para Todos” eleita por 23 votos contra 06!

A chapa “Skate para Todos”, representada pelo atual presidente Eduardo Musa e por Eduardo Dias (vice), foi eleita com maioria de votos (23) para trabalhar pelo skate nacional no quadriênio 2021-2024. Pela primeira vez nos 21 anos da entidade, os próprios skatistas formaram a maioria do Colégio Eleitoral (15 dos 29 votos). Esta foi a boa notícia do dia 14/11/2020.

Mas agora a notícia é esta!

Suspeita de Fraude e Ilegalidade Marcam Eleições da CBSK

Suspeita de Fraude e ilegalidade marca a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Skate, que elegeu a chapa “Skate para Todos” e chama atenção de Atletas e Entidades Filiadas.Acusações de falta de transparência, omissão e parcialidade pesam sobre a Comissão Eleitoral.

Os indícios apontam para membros da Comissão Eleitoral formada pela contadora Carla Adriana Macedo da Mata, advogado Paulo Roberto Jardim Puntel e o empresário Paulo Rosin Citrangulo. A comissão se negou a receber, apresentar e compartilhar com a assembleia os documentos das chapas, principalmente os que serviram para habilitar a chapa ‘Skate para Todos’, objeto de impugnação da Chapa “Skate é Mais”.

Chapa ‘Skate para Todos’ venceu com folga a chapa ‘Skate é Mais’, do Bi Campeão Mundial Rodil Ferrugem e Jason Alexander.

Mas o pleito foi marcado por polêmicas e reclamações, tanto que um pedido de impugnação da chapa ‘Skate para Todos’ foi feito pelo Dr. Paulo Schmitt, advogado de Curitiba especializado em Direito Desportivo. Ele representou os candidatos da Chapa ‘Skate é Mais’, formada pelo Bi Campeão Mundial de street skate Rodil Ferrugem (presidente) e Jason Alexander (Vice).

Além de Schmitt outro advogado de renome na área, o Dr. Caio Medauar, também atuou pelas três maiores entidades representantes do esporte no país, a Federação de Skate do Estado de São Paulo, Federação de Skate do Estado de Santa Catarina e Federação de Skate do Paraná.

Segundo Rodil Ferrugem, a ideia de ele liderar a chapa ‘Skate é Mais’, vem da união de pessoas e entidades em torno de um movimento para a renovação da gestão na CBSK, uma gestão feita por atletas e voltada principalmente para o benefício dos atletas por meio de entidades filiadas.

A proposta surgiu por causa do meu estilo de skate e da minha história, que foi muito voltada para as competições, para a saúde e a família, ao contrário do universo do skate que na minha época era mais voltado para o life style, eu já estava na vanguarda, conquistei muitos títulos e medalhas para o Brasil, sei como funciona a responsabilidade em grandes eventos fora do Brasil e como presidente desejo assumir essa nova responsabilidade. Decidi me candidatar após receber o apoio das principais Federações do Brasil, o resultado da eleição do dia 13 de novembro foi muito difícil para mim, pois como atleta medalhista estou acostumado a vencer, em assembleia não é como um campeonato que depende de mim e de minhas manobras, na política do esporte é diferente. Mas como bom atleta, estou acostumado a seguir regras, tenho fé em Deus, e acredito nas leis brasileiras e nas regras do próprio Estatuto da Confederação Brasileira de Skate que acredito que precisa ser respeitado”, afirmou Ferrugem.

Rodil Ferrugem Presidente da Chapa "Skate é Mais"
Rodil Ferrugem Presidente da Chapa “Skate é Mais”. Fotos: Julio Detefon (site da CBSK)

Chapa ‘Skate para Todos’ e suas irregularidades apontadas pela oposição!

A oposição tentou parar o pleito, através de um pedido de liminar, que acabou sendo não aceita, sob o argumento de que uma chapa eventualmente irregular, mesmo em caso de vitória, pode ser declarada inelegível, após o contraditório e direito de defesa.

A chapa de oposição, ainda, impugnou a da situação, pela falta de acesso a documentos e ainda anexou várias provas de ilegalidades e supostas fraudes. A Comissão Eleitoral se recusou a dar acesso aos documentos das chapas alegando proteção de dados e soberania da assembleia e a apresentar ao representante das federações os documentos de comprovação da situação de legalidade do candidato.

Já que Eduardo Dias, não apresentou a certidão negativa necessária para o registro e homologação de chapa, pois pesam alguns processos de sonegação e foi comprovada a inadimplência de contribuições previdenciárias.

É aguardado ainda uma decisão após a manifestação da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) no processo.

PARA ENTENDER MELHOR O CASO, JURIDICAMENTE E TODO O PONTO DE VISTA DA OPOSIÇÃO, CLIQUE AQUI!

Impugnação de Registro!

Vídeo com gravação do ultimo despacho com a comissão eleitoral, minutos antes do inicio da assembleia: https://drive.google.com/file/d/11w4IeT6R2xczpzeAgmOOG5Sx9sOTpPCJ/view

Entramos em contato com a CBSK, através de sua Assessoria de imprensa e a resposta foi:

Veja enquanto CBSk, o que aconteceu é:

A Comissão Eleitoral realizou o registro de ambas as chapas por considerá-las, dentro do estabelecido pelo estatuto e pelo regimento eleitoral, legítimas. Mas as Federações do Paraná, Santa Catarina e São Paulo resolveram entrar na justiça contra a CBSk por discordarem.

Contadora Carla da Mata, membro da Comissão Eleitoral.

Olhe,tristeza viu! A CBSk ainda não foi citada formalmente, mas tem sim uma ação tramitando. A tentativa era para o dia da eleição, dia 13. Foi dureza o debate com o advogado do Ferrrugem. Mas eu estava convicta de que deveria ter eleição da forma como a comissão eleitoral havia despachado, então não cedemos a pressão.

E nós aqui esperamos!

Ou seja, a coisa vai longe! E esperamos que termine do melhor jeito possível. Isto é Democracia! Quando as partes não se entendem, tudo vai parar na Justiça! E nesses casos é melhor não emitir opinião. Mas sei que vocês vão dar as suas, pois isto faz parte! Vocês são as peças fundamentais do tabuleiro.

E não se liga não só pra ver! Pois em um Ollie tudo pode mudar!

Vejam uma pequena retrospectiva da história da CBSk vista pelo Grito da Rua, clicando aqui!

Por Badeco Dardenne

Nos anos 70 era surfista e andava de skate quando não tinha onda, montou seu primeiro skate pregando os eixos do Patins Torlay na madeirite, andava nas ladeiras do Leblon e filava o skate da galera da Cobal do Humaitá. Andou em Campo Grande, mas no Barramares e no Rio Sul ficava babando. Com a Mustabí Creize, a primeira loja 100% skate, produziu o Circuito DHS Bebe Diabo, para iniciantes e amadores, em Perdizes, Sumaré e na Ladeira do Bosque. Com o Mustabí Team patrocinou o Campeão Overall Renato Cupim e o Chorão do CBJ no Freestyle, entre outros. Foi o produtor e apresentador do Primeiro programa do Skate na TV, O Grito da Rua! Foi co-fundador da USE (União de Skatistas e Empresários). É auto-didata, disléxico e incentivador do skateboard Nacional.

Hide picture